QUEM TEM MEMÓRIA FAZ HISTÓRIA

QUEM TEM MEMÓRIA FAZ HISTÓRIA
LÍVIA DAYRELL

FOTOGRAMA DA VIDA

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cultura Popular: uma valorização nacional

É claro que não vou perder a oportunidade de assistir à peça "Mitos: O Folclore do Mestre André", uma valorização da Cultura Nacional.

Esta peça me remete ao livro "O Coronel e o Lobisomem", de José Cândido de Carvalho, que li há algum tempo atrás, onde está presente tanto um universo racional quanto um universo mítico. O autor cita a cidade e o campo. A cidade como um ambiente hóstil, onde predomina um jogo de interesses (universo racional). Já o universo mítico é representado em contraposição ao ambiente urbano, onde está presente um mundo mágico e insólito, com lendas como da sereia, do lobisomem e do ururau.

Na história o Coronel Ponciano, personagem principal, transita entre esses dois mundos.O protagonista possui mais reputação que propriamente atos concretizados. Dizia-se valente, mas nunca tinha coragem de tomar uma atitude quando se deparava em situação de perigo, embora tivesse a fama de valente.
O livro refere-se aos anos 30, início da industrizaliação, urbanização e fim do coronelismo. O Coronel Ponciano é um personagem exemplar da sociedade da época. A falência do Coronel nos negócios de compra e venda do açúcar é um retrato da decadência das economias primárias ligadas à agricultura.

A peça "Mitos", assim como no livro "O Coronel e o Lobisomem" valorizam a cultura popular.

A espectadora Ana Aparecida comenta que ao assistir à peça "o riso com certeza é garantido".


Até sábado (e domingo) no teatro Dom Silvério com a Cia. Candongas, em cartaz a peça "MITOS: O Folclore do Mestre André"
Diversão garantida!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário